sábado, 19 de setembro de 2009

SERMÃO DE NATAL (1522) - MARTINHO LUTERO


            “Ah! Se Deus permitisse que a minha interpretação e a de todos os outros mestres desaparecessem, e que cada cristão pudesse chegar diretamente à Escritura apenas, e à pura Palavra de Deus! Percebe-se já por essa tagarelice minha a incomensurável diferença entre a Palavra de Deus e todas as palavras humanas, e como alguém pode, com todas as suas palavras, adequadamente alcançar e explicar uma única Palavra de Deus.
         Trata-se de uma palavra eterna e deve ser compreendida e meditada com uma mente silenciosa. Ninguém é capaz de compreendê-la a não ser a mente que a contempla em silêncio. Para qualquer um capaz de fazê-lo sem comentário ou interpretação, meus comentários e os de todos os outros não seriam apenas inúteis, mas um estorvo.
           Vão para a própria Bíblia, caros cristãos, e não permitam que as minhas exposições e as de outros estudiosos sejam mais do que uma ferramenta que capacite a edificar de forma eficaz, de modo que sejamos capazes de compreender, experimentar e habitar a simples e pura Palavra de Deus; pois apenas Deus habita em Sião.” 

Nenhum comentário:

Postar um comentário