terça-feira, 30 de agosto de 2011

O PENSAMENTO DE TEILHARD DE CHARDIN




Em 1965, a UNESCO prestou uma homenagem conjunta a Teilhard de Chardin e Einstein, promovendo um colóquio internacional dedicado aos dois sábios, tão diferentes sobre diversos aspectos, mas cujas ideias tiveram fundas repercussões no pensamento unviversal. Essa homenagem se realizou no décimo aniversário de falecimento de ambos.




“Não há, concretamente, espírito e matéria, mas existe só matéria tornando-se espírito”

“Ser é unir-se a si mesmo, ou unir os outros”

“Cada individuo carrega em si algo de todo o interesse final do Cosmo”


Teilhard de Chardin Wikipédia

“Cada um de nós, quer queira quer não, liga-se, por todas as suas fibras materiais, orgânicas e psíquicas, a tudo que o circunda”

“A matéria está toda carregada de possibilidades sublimes”

“A soma de nossas almas é a possibilidade (...) de Algo, que não está feito, mas que deverá sair de sua massa”

“Se eu pudesse mostrar apenas por um instante que fosse, aquilo que eu vejo, acho que valeriam a pena todos os esforços de uma vida inteira”

“Só o homem pode ajudar o homem a decifrar o mundo”

“A pessoa é essencialmente cósmica”

“Ser é unir. Para ser mais é preciso unir cada vez mais”

“Tudo o que sobe converge”

“Existe uma comunhão com a terra (primeira fase) e uma comunhão com Deus (segunda fase) e uma comunhão com Deus através da terra (terceira fase)”

“Para ser completamente homem, é possível que eu tivesse sido obrigado a me fazer Cristão”

“A fé tem necessidade de toda a verdade”

“Atingir o céu pela construção da terra”

“Deus é o coração de tudo”



Nenhum comentário:

Postar um comentário